2006/01/08

Fase azul e rosa de Picasso

Picasso pinta figuras de porte monumental que sobressaem sobre fundos monocromáticos em que predominam o azul e o rosa, e dão o nome a estas duas fases.

Não é fácil estabelecer a fronteira entre a época azul e a rosa, embora na primeira sejam mais frequentes os temas tristes: mendigos, mães em que se adivinha a miséria, velhos decrépitos e tristezas interiores nos quais se percebe a influência de Nonell e El Greco, cuja pintura começa a estar na moda no início do século.

Na época rosa são frequentes os feirantes e artistas de circo.


Época azul, 1901-1904

Apesar do predomínio dos tons azuis, as pinturas azuis de Picasso não são monótonas. Por vezes o azul brilha com tons turquesa esverdeados, outras vezes transformam-se em tons de azul mais quentes que se tornam violeta. Os quadros desta época não pretendem retratar situações da vida quotidiana mas transmitir mensagens poéticas em que podem ser feitas várias leituras.
As alusões biográficas misturam-se com uma meditação melancólica sobre a vida e a morte, o amor e a maternidade.


Época rosa, 1905-1906

Nos quadros da época rosa, Picasso empregou tons rosas bem como ocres terrosos e pardacentos para criar fundos praticamente monocromático.
A paleta de Picasso durante esta etapa não se caracteriza unicamente pelos tons rosa mas também por cores como o marfim pálido, o verde ténue ou o amarelo arenoso.

imagem não disponível/Fase azul
Las dos hermanas (1902)
Óleo sobre tela
152×100 cm
Museo del Ermitage, San Petersburgo



imagem não disponível/Fase rosa
La familia del acróbata con un mono (1905)
Guache, aguarela, pastel e tinta-da-china sobre cartão,
104×75 cm
Kunstmuseum, Goteborg

3 Comments:

At 1:43 da tarde, Blogger Conexion Picasso - Pasquale said...

Olá meu nome é Nathan sou aquido Brasil estava navengo pela net e vi seu blogger eu também estou participando da Conexion Picasso nossa Bela postagem espero que entenda esse comentario. Vôcê ja chegou na Nota 10?. Espero respostas, me add no hotmail nathancardosoferreiradossantos@hotmail.com . E se possivel procure por mim no Blogger nathanzinho1997@gmail.com

ass: Nathan Cardoso. :)

 
At 1:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eutanben estu procurando

 
At 10:04 da tarde, Blogger Sem nome 123 said...

Muito bom parabéns

 

Enviar um comentário

<< Home